Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Social
Início do conteúdo

Fundação de Proteção Especial forma primeira turma de Práticas Restaurativas.

Publicação:

Formatura lotou o auditório da Fundação de Proteção Especial
Formatura lotou o auditório da Fundação de Proteção Especial - Foto: Sergio Garcia - STDS

 

O secretário-Adjunto do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Juliano Paz, e o presidente da Fundação de Proteção Especial (FPE), José Luis Barbosa, participaram na tarde desta sexta-feira(11) da formatura da primeira turma de Práticas Restaurativas da FPE.

A Prática Restaurativa é um programa que tem por objetivo mediar as relações entre os servidores e crianças e adolescentes dos abrigos e seus familiares. Durante as aulas foram abordados diversos casos que já foram atendidos em outros ambientes, bem como estudos de diversas referências teóricas, simulações, dramatizações e vídeos em aula para que as servidoras recebessem as avaliações e a formação necessária.

No total são 32 servidoras que já estão aptas a introduzir os métodos estudados durante o seu processo de formação. O atendimento será realizado pelas servidoras na sala disponibilizada pela direção da FPE e no cotidiano dos abrigos e sede administrativa.

A coordenadora do programa Fabiana Nascimento salientou que "a participação e a dedicação do grupo foi exemplar, por meio desses estudos os servidores estão sendo certificados como facilitadores de procedimentos restaurativos".

O representante da 1ª Vara do Juizado da Infância e da Juventude, juiz de direito Carlos Francisco Gross, argumentou que "o Judiciário já está implantando este sistema em diversos locais, só hoje temos colegas em Alagoas e no Amazonas falando sobre o assunto. A Justiça Restaurativa veio para ficar em nosso país".

"Todos nós temos que construir uma sociedade mais fraterna, usando os instrumentos da construção para nos bem relacionar uns com os outros. Só teremos uma sociedade com respeito e tolerância, se realmente nos engajarmos na cultura do dialógo", disse o secretário-adjunto da STDS, Juliano Paz.

Já o presidente da FPE afirmou "Estamos felizes com a formação e a certificação deste grupo. Nos próximos dias teremos a fase de estágio e experiências de casos. Vamos colocar em execução o aprendizado de nossos servidores, dirimindo eventuais crises e conflitos dentro da Fundação de Proteção Especial".

Logo após, foi inaugarada a sala que servirá de apoio para a mediação de conflitos na Fundação. O local está à disposição dos servidores no prédio da sede administrativa na rua Miguel Teixeira, 86.

Estiveram presentes no evento o diretor Técnico Dari Pereira, o chefe de gabinete Rodrigo Reis, a diretora administrativa Maria do Carmo Furquim e diversos servidores que acompanharam a cerimônia no final da tarde.

Sérgio Garcia-FPE

 



Fundação de Proteção Especial