FPE monitora acolhidos na Casa Menino Jesus de Praga
Publicação:

Nesta quinta-feira, 16 de maio, a Diretora Técnica da FPE, Vitiana Witti, juntamente com a Diretora do Abrigo Cônego Paulo de Nadal (ACPN), Isabel Friski, visitaram a Casa Menino Jesus de Praga com o intuito de averiguar como estão os acolhidos transferidos emergencialmente do ACPN para a instituição.
A ação ocorreu no último dia 08, em meio à maior enchente que assolou o Estado do Rio Grande do Sul e a capital gaúcha. Após comunicado da Defesa Civil para evacuação do espaço devido à alta do Guaiba, a Gestão tomou providências para resguardar a integridade física dos acolhidos, uma vez que o acesso ao ACPN ficou interditado pelas cheias, impossibilitando a chegada das equipes e também a passagem de fornecedores, como de oxigênio, por exemplo.
"O público em acolhimento no ACPN possui quadros de saúde extremamente agravados, que precisam de cuidados e monitoramento de saúde 24h. Diante deste cenário, contratamos emergencialmente a Casa Menino Jesus de Praga, por dispor de equipes, estrutura e equipamentos necessários para atendimento qualificado dos nossos acolhidos", explicou a Diretora Técnica. "Hoje estamos aqui para averiguar como estão, dar nosso suporte e carinho", completou Vitiana, que ainda fez um agradecimento especial ao Exército pelo pronto auxilio no transporte e remoção da população acolhida.
"A maioria deles é neurolesionada, não possui mobilidade ou a mesma é reduzida ao uso de cadeira de rodas. Muitos utilizam respirador, alimentam-se por sonda e possuem traqueostomia, o que demandou um transporte adequado e ágil para que fossem locomovidos com segurança, por isso agradecemos ao Exército pelo empenho nesse sentido".
Crianças e adolescentes do NAR Menino Deus também tiveram que ser transferidos privisoriamente para Ipanema por causa das inundações no bairro homônimo. A ação também ocorreu em um dos AR's do NAR Centro.
Na próxima semana equipes da DT realizarão mais uma reunião sobre o monitoramento mantido em todos os NARE's após as enchentes.