Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Assistência Social
Início do conteúdo

FPE integra a 4ª Jornada Gaúcha de Adoção e Acolhimento

Publicação:

WhatsApp Image 2024 11 28 at 16 03 57
28160749-whatsapp-image-2024-11-28-at-16-03-57.jpeg

O Tribunal de Justiça (TJRS) realizou, entre os dias 10 e 11 de outubro, a 4ª Jornada Gaúcha de Adoção e Acolhimento, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ). A Fundação de Proteção Especial (FPE), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), esteve presente no evento voltado para os profissionais da área de proteção da infância e juventude.

O Presidente da FPE, Jones Martins, elogiou a iniciativa. “Esta reunião dos atores responsáveis pela rede de acolhimento na Capital e no Estado é de extrema relevância para o aprimoramento do serviço de acolhimento e adoção no Rio Grande do Sul”, destacou Martins.

Já o Juiz-Corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson, Coordenador da CIJ, enfatizou a necessidade da discussão da temática. “Retomamos neste ano o projeto da Jornada Gaúcha de Adoção e Acolhimento, em sua 4ª edição, como um grande fórum de debates entre os profissionais que atuam na área de proteção à infância e juventude e a sociedade em geral. Assegurar o direito fundamental à convivência familiar e comunitária àqueles que não têm uma família é um desafio permanente. Por outro lado, a jornada também tem a finalidade de desmistificar o processo adotivo, tido equivocadamente como complexo, demorado e inatingível”, enalteceu Johnson,

Ao todos foram debatidos quatro temas: O Rompimento dos Vínculos de Afeto, Desafios da Parentalidade Adotiva, Construindo Vínculos – os desafios das intervenções técnicas na preparação para adoção e A Desproteção da Infância nos Eventos de Calamidade Climática no RS. Durante a Jornada, também foi lançada a Cartilha de Preparação para Adoção.

A Diretora Técnica da FPE, Vitiana Witti, e analistas da DT também estiveram presentes na Jornada.

Fundação de Proteção Especial