FPE inicia campanha de vacinação contra a gripe
Publicação:

A Fundação de Proteção Especial (FPE), através de uma ação conjunta entre o Núcleo de Supervisão Setorial (NSS) e o Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalhador (NSST), iniciou nesta terça-feira, 29/04, a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) na instituição.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação tem como propósito reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
Conforme explicou o chefe do NSS, César Lopes, a vacina aplicada pelo SUS é trivalente, protegendo contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Porém, as cepas do vírus que causam surtos de gripe mudam anualmente: “Assim, é necessária uma nova vacina a cada ano, dirigida às três ou quatro cepas que os cientistas preveem que serão as mais comuns no ano seguinte. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves da gripe e reduzir internações”, justificou.
Hoje uma equipe volante se deslocou até os Núcleos de Abrigos Residenciais (NARES) Norte, Leste e Taquari para vacinar a população acolhida e também os trabalhadores dos espaços. Nesta quarta-feira, 30, será a vez dos NARES Menino Deus, Centro e Sede Administrativa.
Na próxima segunda-feira, 05, a imunização ocorrerá junto ao NAR Belém Novo.
Sintomas
A gripe pode ser leve, causando febre, dores e fadiga, mas também pode ser séria, causando pneumonia grave, piora de distúrbios crônicos do coração e dos pulmões, falência de órgãos e até a morte.
Os principais sintomas da gripe são:
• Febre;
• Dor de garganta;
• Tosse;
• Dor no corpo;
• Dor de cabeça.