Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Assistência Social
Início do conteúdo

FPE e Ministério Público assinam termo de cooperação para a plataforma “Currículo Social – Meu Sonho, Meu Primeiro Emprego

Publicação:

WhatsApp Image 2024 07 24 at 16 21 34
24162202-whatsapp-image-2024-07-24-at-16-21-34.jpeg

Foi assinado na tarde desta sexta-feira, 19 de julho, entre a Fundação de Proteção Especial (FPE) e o Ministério Público (MP), o Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento da plataforma (sistema web) “Currículo Social – Meu Sonho, Meu Primeiro Emprego”.

O instrumento, desenvolvido pela empresa Tittonel e Killes Ltda – Currículo Interativo, viabilizará a criação e a gestão de currículos digitais e interativos/perfis online anonimizados para oportunizar, facilitar e efetivar o direito à profissionalização dos jovens institucionalizados.

A plataforma contém painéis de gestão individualizados para as instituições de acolhimento, entidades formadoras de aprendizes, instituições integrantes do Sistema Comércio de bens, serviços e turismo, disponibilizando, ainda, outras funcionalidades.

A Promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Cinara Braga, destacou ser esta uma data memorável, em que uma união de esforços resultou na efetivação de uma ferramenta de oportunidades e inclusão social.

"Esta plataforma proporcionará que jovens a partir de 14 anos possa ter sua primeira experiência no mercado de trabalho e quando completarem a maioridade terão mais dignidade e segurança para seguirem suas jornadas, inseridos profissionalmente na sociedade", enfatizou, informando que anualmente cerca de 70 jovens completam a maioridade e saem dos serviços de acolhimento na capital gaúcha.

Já o Presidente da FPE, Jones Martins, elucidou que esta é uma excelente oportunidade para o crescimento e desenvolvimento individual de cada acolhido. "É também mais uma maneira de projetar um futuro melhor pra nossos adolescentes", concluiu.

Presenças
Também participaram da solenidade o Procurador- Geral do Ministério Público do RS, Alexandre Saltz, dirigentes de entidades de acolhimento da capital, a Coordenadora de Apoio Estratégico da FPE, Elisandra Nunes Moreira e as Analistas Pedagogas do Núcleo de Relações Institucionais, Anelise Melo e Eloisa Moraes.

Fundação de Proteção Especial