FPE desenvolve Projeto Cuidar de quem Cuida: Saúde Mental de Janeiro a Janeiro
Publicação:
![WhatsApp Image 2025 02 07 at 11 26 30](/upload/recortes/202502/07113952_9701_GD.jpeg)
Com o tema “Reflexões sobre saúde ocupacional e bem-estar no trabalho”, a Fundação de Proteção Especial (FPE), por meio do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalhador (NSST) e do Núcleo de Qualificação profissional (NQP), promoveu nesta quinta-feira, 30, o primeiro encontro do ciclo de palestras do projeto “Cuidar de quem Cuida: Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”.
A iniciativa buscou abordar a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, e foi conduzida pelas Psicólogas Ana Paula Oliveira, que possui especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho (CFP) e Clarissa de Freitas, mestre, doutora e pós doutora em Psicologia pela UFRGS.
Segundo a Diretora de Qualificação Profissional e Cidadania, Ledi Teixeira, apesar de janeiro ser um mês especialmente voltado aos cuidados com a saúde mental e emocional, a FPE desenvolverá ações o ano inteiro, como forma de auxiliar os seus funcionários a terem mais qualidade de vida no ambiente laboral. “Criamos este ciclo de palestras e o projeto Cuidar de quem Cuida com este viés: dar suporte e atenção de forma integral para que; assim, nossos trabalhadores sintam-se acolhidos ao longo de todo ano”, destacou a gestora.
Sobre o Janeiro Branco
Janeiro Branco é uma campanha nacional, criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. Simbolicamente, o primeiro mês representa o recomeço e a reflexão sobre o ano que se inicia. Já a cor branca foi escolhida para ilustrar a possibilidade de reescrever a história de vida, como uma folha ou tela em branco.