Formação sobre Avaliação de Desempenho na FPE: Aprimorando Competências e Valorizando Profissionais

ad 3
23143633-ad-3.jpg

A Fundação de Proteção Especial (FPE) realizou, entre os dias 19 e 22 de agosto, uma formação abrangente sobre Avaliação de Desempenho, contando com a participação de 80 trabalhadores. Esta iniciativa, referente ao ano base de 2023, foi fruto de uma colaboração entre os Núcleos de Avaliação de Desempenho (NAD) e de Qualificação Profissional (NQP), sob a condução do Chefe do NAD, Cláudio Toledo.

O objetivo principal desta formação foi aprimorar as habilidades dos avaliadores em relação a este processo anual, que tem impacto direto na trajetória profissional dos funcionários da Fundação.

Paulo Mistieri, Coordenador de Qualificação Profissional da FPE, ressaltou a importância do processo: "A Avaliação de Desempenho não só possibilita o reconhecimento do trabalho realizado na Fundação, com promoções bienais por Merecimento ou Antiguidade, mas também serve como critério de desempate para movimentações entre local e turno de trabalho."

Cláudio Toledo, Chefe do NAD, enfatizou o papel crucial da Avaliação de Desempenho como um instrumento balizador para avanços e melhorias nas atividades dos trabalhadores. Ele sublinhou a necessidade de uma abordagem justa e sensata: "É fundamental haver responsabilidade no momento da avaliação. Não se deve privilegiar ou omitir a real desenvoltura do funcionário em suas tarefas e responsabilidades, dentro do cargo que ocupa."

A capacitação abordou diversos aspectos, incluindo:

1. Instrumentalização sobre regulamentações e normativas do processo de Avaliação de Desempenho.
2. Espaço para diálogo sobre as dificuldades encontradas durante o processo.
3. Apresentação de inovações para o ciclo de avaliação de 2023.

Toledo compartilhou avanços recentes: "Após enfrentarmos desafios com a descontinuação do sistema informatizado, conseguimos criar um banco de dados próprio. Com essa etapa concluída, iniciamos agora o processo de avaliação para 2023, implementando procedimentos inovadores para aprimorar ainda mais o processo."

A FPE expressa sua sincera gratidão a todos os participantes que, apesar de suas agendas lotadas, dedicaram tempo a este importante treinamento. Um agradecimento especial é estendido ao Núcleo de Qualificação Profissional (NQP) por sua contribuição inestimável na divulgação, organização e suporte integral para o sucesso desta formação.

Esta iniciativa reafirma o compromisso da FPE com o desenvolvimento profissional contínuo e a valorização de seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais justo, eficiente e motivador.