Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Social
Início do conteúdo

Acolhidos de Taquari transformam lixo reciclável em Jardim Sustentável

Publicação:

Projeto de Taquari é exemplo para a FPE
Projeto de Taquari é exemplo para a FPE - Foto: Sergio Garcia - STDS

 

A cidade de Taquari, localizada a 100 quilômetros da capital, é o local onde a Fundação de Proteção Especial (FPE) mantêm o seu único projeto diferenciado. Trata-se do Turno inverso do Instituo Agrícola Presidente Dutra, que funciona junto ao Centro Social Urbano da cidade. Esse modelo faz com que as crianças possam estar durante um turno de seu dia envolvidas em atividades pedagógicas e tantas outras, oportunizando um melhor convívio dentro e fora do local. Um dos projetos desenvolvidos pela FPE é o do Jardim Sustentável, que contempla os alunos do 1º ao 9º ano.

O Projeto que conta com os servidores da Fundação, tem como seus coordenadores as agentes Educadoras, Ana Júlia Campos e Elóidi Pacheco Reis, além da participação dos acolhidos e dos funcionários Paulo José, Firmino Ceron, Maria Lúcia de Araújo e Juarês da Silva Rocha. O programa tem como objetivo tornar o ambiente mais alegre e prazeroso, conscientizar os acolhidos sobre a importância da preservação da natureza, valorizar a reciclagem e trabalhar a auto-estima das crianças e adolescentes.

“O ambiente tinha um aspecto triste, sombrio e nas crianças um comportamento de inerência e hostilidade. Revitalizamos o corredor de acesso à Instituição, que passou a se chamar “corredor da vida”, que foi construído pelos próprios acolhidos. Constatamos no olhar um brilho diferente” ressaltou a coordenadora Ana Júlia Campos.

 Logo após, diversos outros locais receberam o seu jardim com materiais recicláveis como: pneus, botas, janelas, sombrinhas, portas, tocos de madeira, gavetas, tintas á base d água, corantes, mudas de flores, cordão, cola, flores artificiais e etc, sendo que a maioria desses foram encontrados nasdependências do Centro Social Urbano.

O Presidente da Fundação de Proteção Especial, José Luis Barbosa destacou que “O projeto é excelente. Ele resgata o agradável aos nossos acolhidos, fazendo com que estes tenham um espaço mais harmonioso e aconchegante. A experiência de Taquari poderá ser utilizada pelos outros abrigos”.

O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier disse “Que a preocupação com um planeta melhor, por meio de projetos como o do Jardim Sustentável, mostra que a FPE está no caminho certo na educação de seus acolhidos”.

Sérgio Garcia-FPE

Fundação de Proteção Especial