Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Assistência Social
Início do conteúdo

SJCDH dá início à formação em Acolhimento Institucional para os trabalhadores da FPE e FASE

Qualificação será na modalidade virtual e ocorrerá até 07 de outubro

Publicação:

Curso 2
Formação Acolhimento Institucional
Por Cristine Luiza Schmidt - Jornalista MTB 16704

Proporcionar qualificação profissional permanente para os seus trabalhadores, é uma das metas da atual gestão. Com este viés, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCD) iniciou nesta segunda-feira, 28, uma formação online no âmbito do Acolhimento Institucional para os funcionários da Fundação de Proteção Especial (FPE) e da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). O Secretário Mauro Hauschild participou da abertura oficial e destacou a importância do curso.

Trabalhar a qualificação de serviço prestado à população atendida na FPE e Fase, é investir na qualidade de vida e bem estar dessas crianças e adolescentes. Tanto o aspecto cotidiano, na aplicação das metodologias de trabalho, quanto a compreensão do processo pelo qual passa este público até a sua chegada à FPE e Fase, são de fundamental importância e relevância para desenvolver o cuidado com este público”, destacou Hauschild.

O Presidente da FPE reconheceu o esforço da equipe em elaborar a formação para os trabalhadores. “Parabenizo pela iniciativa e pela permanente qualificação dos nossos profissionais, pelo empenho e aceite em participar de mais uma formação, visando acima de tudo, o bom acolhimento e trabalho dedicado às nossas crianças e adolescentes”, completou.

A Promotora da Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Braga, que será uma das palestrantes do curso, também particiou da abertura oficial da formação, que reuniu cerca de 130 pessoas. A qualificação terá duração até 07 de outubro, em plataformas virtuais.

PARTICIPARÃO DA ATIVIDADE COMO PALESTRANTES CONVIDADOS:

- Angela Rorato (Formação em Estudos Sociais) - Bruna Battistelli (Psicóloga) - Drª Cinara Dutra (Promotora de Justiça MP) - Cristina Chazan ( Psicóloga da FASE/RS ) - Giovane Scherer (Assistente Social) - Janaína Feijó (Pedagoga) - Julia Freitas (Advogada) - Karla Aveline (Juíza do 3º JIJ de POA) - Miriam Lemos Educadora Social e Drª em Educação e Políticas Públicas ).

SERÃO TEMAS DE SEMINÁRIOS DE QUALIFICAÇÃO:

- Acolhimento Institucional enquanto Prática Cotidiana

- Cotidiano e a construção diária de habilidades para a autonomia do adolescente

- Qualificando o processo de Comunicação

- Acolhimento Institucional - Conceito e Política Pública

- Manejo de situação limite

- Aspectos formativos e processo de trabalho

- Concepções de sujeito e etapas do desenvolvimento e Adolescência

- Ministério Público: inspeção periódica na Fundação Proteção

Fundação de Proteção Especial